segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Câmara homenageia 10 anos do jornal O Sul

Na tarde desta segunda-feira (19/9), os vereadores da Câmara Municipal homenagearam o jornal da capital O Sul pela passagem dos 10 anos de sua fundação. Segundo o proponente da celebração, vereador Reginaldo Pujol (Dem), o impresso diário tornou-se protagonista por suas características próprias de manifestar diferentes opiniões em seu quadro de colunistas renomados nacionalmente. "O Sul nunca teve medo de expressar a diversidade de opiniões. Isso é marca do gaúcho que nunca peca pela omissão ou falta de opinião", registrou.

Segundo Pujol, o jornal contribui diariamente para o fortalecimento da democracia, reforça o bom conteúdo jornalístico e mostra que a independência é fundamental para a elaboração das notícias. "Que o jornal O Sul continue forte, vibrante e dando a liberdade necessária para que seus colunistas e formadores de opinião traduzam suas posições de forma responsável e bem fundamentada. Este tipo de jornalismo merece sempre ser exaltado", afirmou.

O vice-presidente da Rede Pampa e diretor do Jornal O Sul, Paulo Sérgio Pinto, enaltaceu a personalidade de Otávio Gadret, fundador da Rede Pampa, por sua "clarividência, arrojo e vontade de construir de forma eficiente e com qualidade um grupo de comunicação". Lembrou do início da Rede Pampa, nos anos 70, com a aquisição da primeira emissora de rádio do grupo, a Caiçara AM, que, com "meia dúzia de watts, foi líder em seu segmento".

Desde então, acrescentou Paulo Sérgio, a Pampa nunca parou de crescer, com a aquisição de novas emissoras de rádio e a formação de uma cadeia de TV, até chegar aos anos 2000, com a fundação do jornal O Sul. Paulo Sérgio ressaltou que o Sul, com seu design arrojado, foi o primeiro a apresentar cores em todas as páginas. "É o único jornal brasileiro que possui caderno só de colunistas e, pela pluralidade de opiniões que apresenta, evoca a liberdade de imprensa. É um jornal de domingo que circula no domingo. É um jornal que presta atenção nas coisas do Rio Grande."

O vice-presidente da Pampa observou que, quando nasceu, O Sul foi visto com descrença, mas graças ao competente corpo de colaboradores, aos leitores, aos anunciantes e a segmentos importantes da sociedade, pode-se dizer hoje que o jornal venceu. "O Sul venceu porque obteve o reconhecimento da sociedade gaúcha. Estamos felizes pela homenagem, orgulhosos e agradecidos."

Ester Scotti (reg. prof. 13.387)
Marco Aurélio Marocco (reg. pro. 6062)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo.
Obrigado por sua participação.
Pujol