sábado, 17 de novembro de 2018

O DEM E O CENTRO DE PORTO ALEGRE

Reproduzo aqui o pronunciamento do colega vereador Nelcir Tessaro em sua participação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, pois acho muito oportuno. E é uma das minhas preocupações e luta: a revitalização do nosso Centro Histórico: 

“Hoje eu quero falar sobre a grande importância da revitalização que ocorre no Centro da Cidade. Quando eu falo de Centro da Cidade, é da nossa orla do gasômetro. Estivemos dia desses, fazendo uma caminhada nessa orla, junto com o colega vereador Pujol, e pudemos presenciar, como já presenciamos nos finais de semana, a quantidade de pessoas que fazem de lá um ponto de encontro de porto-alegrenses e turistas, fazendo com que a nossa Porto Alegre seja mais alegre. 

Ainda não está terminada, porque, nesta Casa, nós aprovamos em 2010, quando começamos o projeto Cais do Porto; o projeto avançou, mas parou e tem que ser retomado neste próximo ano de 2019. Nós precisamos fazer com que as pessoas retornem para o Centro da Cidade. Nós temos ali o muro da Mauá, e as pessoas viravam as costas para o Guaíba. Hoje, felizmente, inclusive à noite, a gente vê as pessoas apreciando o nosso Guaíba, apreciando o pôr do sol, que é o de melhor e o mais bonito que nós temos em Porto Alegre. Então é muito importante que o Executivo dê avanço a essas obras, para que nós possamos revitalizar o mais rápido possível toda a nossa orla e, principalmente, o nosso Centro da Cidade. 

Quando eu falo do Centro da Cidade, eu falo de uma coisa que nós já discutimos, nesta Casa, há cerca de dez anos, que é o famoso “esqueletão”. É um quadro negativo e muito perigoso, ali na Rua Marechal Floriano, porque há famílias que ocupam alguns andares daquele prédio, e temos que achar uma solução. Havia, na época, entendimentos com a Caixa Econômica Federal para que o local fosse transformado em habitação social, em residências para a família brigadiana, ficando eles no Centro da Cidade e proporcionando, assim, mais segurança. Então, quem sabe retomarmos esse projeto ou demolirmos, o quanto antes, aquele prédio pelo risco que ele oferece. A circulação de pessoas na Galeria do Rosário é uma das mais intensas do Centro da Cidade, e não podemos permitir que esse local ofereça riscos para os que por ali andam. 

Não podemos permitir que isso ocorra no coração, no Centro Histórico de Porto Alegre. São coisas muito importantes para se pensar a partir de 2019: darmos continuidade à revitalização da orla do Guaíba e às obras no cais Mauá, utilizando aqueles pavilhões para instalação de bares, restaurantes, comércio em geral, onde também há estacionamento, gerando, assim, emprego e renda para a Cidade. Somos uma Cidade de serviços e quanto mais tivermos locais de onde se possa buscar o imposto sobre serviços, maior será o benefício para toda comunidade. Quero dizer ao líder do Governo e a todos que nos assistem a importância de continuarmos com a revitalização do cais Mauá e o término da obra da orla do Guaíba. Obrigado, senhoras e senhores.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo.
Obrigado por sua participação.
Pujol