segunda-feira, 21 de março de 2011

Sessão 28 de feveriro 2011

Sra. Presidente, Sras. Vereadoras e Srs. Vereadores, fico muito satisfeito em saber que no dia 28 de fevereiro de 2011 nós vamos votar um Requerimento que moureja pela Casa desde 2009. Fico mais satisfeito ainda, Ver. Toni, porque nós vamos enfrentar essa discussão fora do ano eleitoral - e de dois em dois anos temos ano eleitoral -, porque eu já cansei de ouvir falar no metrô nos anos eleitorais. Nos anos eleitorais, é uma barbada: tem dinheiro para tudo, vai sair o melhor metrô do mundo! Não há lugar do mundo onde vá ter um metrô melhor do que o de Porto Alegre - é o discurso dos candidatos.
Agora, em verdade, Vereador, ao votar favoravelmente, já antecipo o meu primeiro Requerimento. O meu primeiro Requerimento é de que venha à Casa, à Comissão, dialogar conosco aquele cidadão que veio representando o Presidente do Trensurb, a seu convite. Eu não pude ouvi-lo integralmente, porque eu tinha compromissos naquele dia, mas ele foi muito textual ao afirmar aqui para nós, Ver. Raul - Vossa Excelência estava junto -, que o Trensurb, como havia sido concebido no passado, estava fora de cogitação. Disse mais: que não havia recurso federal para investir no Trensurb, que o possível era a criação de uma Parceria Público-Privada - aliás, este é o grande discurso da moda: Parceria Público-Privada. O trem-bala ia ser uma Parceria Público-Privada. Faz dois anos que se arrasta, e quem está sendo convocado para investir no trem-bala é a Petrobras, a Eletrobras, os Correios e Telégrafos, enfim, estatais, porque nenhum empresário se mostrou tentado a empreender o trem-bala. E o que dizem os empresários? “Como é que nós vamos botar dinheiro nosso em empreendimento dessa ordem se, um ano depois que estiver operando, quando sair o primeiro reajuste de tarifa, dando uma convulsão social, teremos que administrar uma coisa que o Governo tem que cuidar?”.
Então, Ver. Tessaro, que é o requerente, vou votar a favor. Vossa Excelência vai presidir essa Comissão, naturalmente; está requerendo, tem o meu apoio. Vou estar perto, porque vamos, definitivamente - sei que é a sua intenção -, tratar deste assunto com a seriedade, com a objetividade e com a clareza com que ele precisa ser tratado. Chega de passarmos a ilusão para a cidade de Porto Alegre, dizendo que vai haver Trensurb, metrô, BRT. Os anos passam, e as bicicletas rodam onde não deveriam estar rodando, geram acidentes e problemas como o que estamos vivendo no dia de hoje. Vamos parar de enganar a opinião pública! Chega de criar falsas ilusões. Eu apoio a Comissão na expectativa de que, com a seriedade de quem a convocou, tenhamos um trabalho realmente esclarecedor, definitivo sobre essa situação que se alonga por tanto tempo na cidade de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo.
Obrigado por sua participação.
Pujol