quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DIPLOMA A ACADÊMICOS DA ORGIA

Discutindo este projeto de autoria do Ver. Mario Fraga, antes de tudo manifesto minha tristeza de que ele não esteja presente no dia de sua aprovação. Esse projeto foi encaminhado pelo Ver. Mario Fraga em 2013 e, por essas situações inexplicáveis, ficou todo esse tempo caminhando pelos vários setores da Casa para chegar, no primeiro dia do ano legislativo de 2015, com condição de votação. Aqueles que são afeitos, ao carnaval de Porto Alegre sabem que a escola de samba Acadêmicos da Orgia é simbólica dentro do carnaval porto-alegrense. É uma das mais antigas entidades carnavalescas, fica localizada na Av. Ipiranga e, por muito tempo, foi, inclusive, um dos expoentes do carnaval de Porto Alegre; depois foi decaindo, pelo menos no que diz respeito aos resultados concretos das premiações no Grupo Especial, e hoje batalha no segundo ou terceiro grupo – o que não retira a sua importância histórica.
A decisão do Ver. Mario Fraga, exposta em 2013, no sentido de conceder o Diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Recreativa Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Orgia permanece oportuna, porque, hoje, a escola não se encontra num dos seus momentos mais gloriosos, mas há todo um passado que tem que ser repercutido e tem sido justamente proclamado. E se nada tivesse a ser homenageado nesta hora, seria a persistência, a dedicação com que os seus dirigentes, apesar de todas as dificuldades, vêm resistindo ao longo do tempo.

Então, ainda que lamentando não estar conosco no dia de hoje o Ver. Mario Fraga, que, em 2013, através do PR nº 011/13, tomou essa iniciativa, eu quero, com a devida vênia do meu companheiro Dinho – tenho que me acostumar agora que eu não falo sozinho pelo Democratas, tem agora o Ver. Dinho, que é o primeiro, inclusive, a me acompanhar –, nós dois, apresentarmos, não só ao Ver. Mario Fraga, mas a todos aqueles que ao longo do exame do projeto – na Comissão de Constituição e Justiça, o Ver. Bernardino Vendruscolo; na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, a Ver.ª Séfora Mota; ambos plenamente solidários com a sua justificada aprovação – a concordância com eles todos. Do Ver. Mario Fraga à Ver.ª Séfora, apoiamos a iniciativa, dizendo que ela surgiu num bom momento: há dez dias do Carnaval de Porto Alegre, estamos aplaudindo o esforço que os Acadêmicos da Orgia realizam para mantê-la partícipe-protagonista deste grande evento da cultura popular de nossa Cidade. Por isso os Democratas antecipam seu voto: votamos, obviamente, pela aprovação do Projeto de Resolução firmado pelo Ver. Mario Fraga e acolhido por unanimidade da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo.
Obrigado por sua participação.
Pujol