terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Democracia sempre


022ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - 12 DEZEMBRO 2011



O Ver. Reginaldo Pujol está com a palavra para encaminhar a votação do Requerimento de autoria do Ver. Nilo Santos.



O SR. REGINALDO PUJOL: Sra. Presidente, Srs. Vereadores e Sras. Vereadoras, há uma hora, eu diria que não havia necessidade de eu vir à tribuna, porque me parecia que a decisão em torno de um Requerimento simples, que tem como base disposição regimental que recomenda, inclusive, a votação cargo a cargo das posições da Mesa, até hoje não vem sendo cogitada, porque sempre tem sido possível se encontrar um acordo entre as várias Bancadas da Casa.

Eu quero afirmar, com toda a sinceridade e, sobretudo, com a maior tranquilidade, que, como os demais, com a quase totalidade da Casa, eu vim hoje aqui para cumprir aquilo que eu assinei e quero dizer claramente que, como eu sou o único representante do Partido Democratas aqui na Casa, o meu voto e a minha posição não determinariam a implosão de nenhum acordo e nem a sua afirmação. De qualquer sorte, eu me sinto no direito de fazer este pronunciamento por reconhecer a formação desse acordo, que foi, sim, e nisso eu divirjo de ti, Ferronato, um acordo democrático, tão democrático que o Ver. Sebastião Melo, então Presidente da Mesa, me convocou – eu não era Vereador, tinha a possibilidade de vir a ser, mas era uma possibilidade – para que eu também participasse da negociação.

Hoje, quando vai transcorrer o quarto ano de vigência desse acordo, em que mais uma vez o Democratas não terá nenhuma posição, quero dizer que isso não é em função de nenhum preconceito contra a Bancada de um Vereador só; foi espontaneamente assumido por mim que as posições que eventualmente viessem a caber ao Democratas, que entrariam em substituição a um Vereador do Partido Progressista, fossem atribuídas todas elas ao Partido Progressista, porque foram as urnas, e nesse particular tem razão o Ver. Sebastião Melo, que estabeleceram o tamanho das Bancadas aqui na Casa. Então, é a vontade popular que se fez presente.

Eu penso que dificilmente terá mais algum Vereador para se manifestar, apesar que já houve Bancadas que já se manifestaram duplamente neste momento, tamanho tem sido a desorientação que o processo gerou. Estamos aqui há uma hora e meia discutindo se vamos acolher ou se não vamos acolher um requerimento, e eu repito, que tem base regimental e acredito, percebendo algumas manifestações que ouvi da tribuna, que é inquestionável não ser aprovado. Eu não sei por que essa protelação, se é pelo desejo de estabelecer a confusão como base ou se é pelo desejo de impedir que o processo ande para frente. Por isso, na humildade de quem é integrante de uma Bancada de um só integrante, digo que nós queremos aprovar este Requerimento e votar, agora e já, os cargos da Mesa da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo.
Obrigado por sua participação.
Pujol