![]() |
| Carmem Rosane Masson, presidente do CREF2/RS Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA |
Recebemos ontem na Tribuna Popular, da Câmara de Vereadores as presenças de Ana Lice Bernardi, Conselheira do Conselho Regional de Nutrição; o Professor Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar, 1º Secretário do Conselho Regional de Educação Física da 2º Região; e a Sra. Carmen Rosane Masson, Presidente do Conselho de Educação Física, e Vice-Presidente do Fórum dos Conselhos de Saúde, para falarem do Dia Mundial da Saúde.
Ontem dia, 6 de Abril, foi o Dia Mundial da Atividade Física, e hoje, 7 de Abril é o Dia Mundial da Saúde.
Em 1946, a OMS aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. Parabéns a todos que labutam nesta área tão necessária a todos os seres.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro amigo.
Obrigado por sua participação.
Pujol